Você conhece a Indústria 4.0?
Publicado em 26 de fevereiro de 2020
Também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um movimento universal em que ocorre a transformação das empresas por meio de novas tecnologias, como por exemplo a Internet das coisas (IoT), a big data e a inteligência artificial. É, ademais, um processo de “transformação digital de mercados industriais” e tem a gestão energética como um de seus principais pilares, atuando em quatro frentes.
Assim sendo, pode-se dizer que a primeira frente de atuação é o monitoramento, atividade na qual medidores interpretam grandezas físicas, monitorando as variáveis que descrevem a qualidade da energia elétrica consumida. Logo, por meio de sensores, é possível verificar não só a qualidade, mas também a quantidade de energia consumida por cada equipamento. Dessa forma, a análise das informações coletadas pelos sensores pode ser utilizada para a realização de uma gestão de energia adequada.
Em seguida, encontra-se a Internet Industrial das Coisas (IoT), uma revolução tecnológica cujo objetivo é conectar os equipamentos utilizados no dia a dia à rede mundial de computadores, de tal forma que é possível controlar os equipamentos mesmo à distância. No âmbito da energia, a IoT abrange não só a conectividade entre instrumentos de medição, mas também a área de automação e informação das indústrias. Sob essa nova perspectiva, amplia-se a capacidade de coleta, comunicação e armazenamento de dados de consumo, de geração e de transformação de energia.
Além das áreas mencionadas, há ainda a análise de grandes volumes de dados, uma vez que a mesma indústria pode conter diversos medidores que coletam dados em alta frequência, gerando vários gigabytes de informações que, posteriormente, poderão ser analisadas. Nesse contexto, onde um grande conjunto de dados é recolhido e precisa ser processado, armazenado e analisado (Big Data), é preciso contar com algoritmos que possibilitem a análise desses dados que, no caso da energia, podem dar origem a diversos materiais, como por exemplo um modelo de predição de consumo energético de operações, a partir das variáveis do contexto analisado.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA 4.0
Conforme o que foi visto até aqui, pode-se dizer que os investimentos na Indústria 4.0 buscam aumentar a eficiência e a competitividade das operações. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), estima-se que, com a migração para a Indústria 4.0, a redução de custos industriais no Brasil será de, no mínimo, R$ 73 bilhões por ano, dentre os quais R$ 7 bilhões estão ligados à economia de energia. Pode-se dizer, então, que a eficiência energética é uma das grandes aliadas da indústria 4.0, considerando-se que seu objetivo é transformar as plantas fabris por meio da economia de energia e da diminuição do uso de recursos naturais. Esse é um ponto importante a ser considerado, uma vez que, segundo o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, 42% da energia consumida no setor é desperdiçada em situações como a perda de calor e a iluminação insuficiente.
Observa-se, então, que o conjunto de tecnologias desenvolvido nessa transformação tem por objetivo otimizar os processos, reduzir a energia gasta e proporcionar um processo de tomada de decisões mais assertivo. Dessa forma, qualifica-se o resultado e, ao mesmo tempo, reduzem-se os custos. A gestão da energia é um dos caminhos para a Indústria 4.0 e o ingresso nesse novo processo trará diversos benefícios para as empresas e, consequentemente, para o meio ambiente, resultando em processos produtivos mais sustentáveis e com melhor custo-benefício.
Emanuele Freitas
Referências:
PIMENTEL, Bruno. 4 importantes conceitos da indústria 4.0 na Gestão de Energia e utilidades. Disponível em: https://viridis.energy/pt/blog/4-importantes-conceitos-da-industria-40-na-gestao-de-energia-e-utilidades?gclid=CjwKCAiA-vLyBRBWEiwAzOkGVCCxmd6A7QKwZVb6gHL662ve H0SOeU1xrxPYlO-9SB0yLf4fSNnYkRoC_OwQAvD_BwE
Procobre. Indústria 4.0: Como ela está ligada à eficiência energética. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/procobre/noticia/2019/07/16/industria-40-como-ela-esta-ligada-a-eficiencia-energetica.ghtml