https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

110V ou 220V: padrões utilizados no Brasil

Publicado em 2 de setembro de 2020

110v or 220v standards that are used in Brazil

Os viajantes já estão acostumados com o fato de que, no Brasil, ao chegar em uma nova cidade, é preciso verificar a tensão utilizada, para evitar danos aos equipamentos. A diferença na tensão ocorre porque, quando a rede elétrica começou a ser instalada no país, no início do século 20, não foi definida uma tensão padrão. Essa definição ficou a cargo das empresas que faziam e administravam as instalações. Isso explica o fato de algumas regiões utilizarem o padrão de 110 V para fornecimento de eletricidade para residências, enquanto outras utilizam o 220 V.

É importante perceber que esses números não foram definidos aleatoriamente: a segurança foi o que limitou o teto da tensão elétrica das redes de distribuição públicas. Segundo Jorge Luiz do Nascimento, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, “antigos estudos e observações práticas mostraram que tensões próximas de 500 V seriam seguras para utilização pelo usuário comum, quando adotadas as devidas medidas de segurança. Daí, chegou-se às tensões de 127V, 220V e de 380V para uso residencial, enquanto para uso industrial 440V ou acima disso”. Com a ampliação da rede, tornou-se economicamente inviável fazer uma troca para que houvesse uma padronização. É interessante ressaltar que, na hora de comprar eletrodomésticos, se o imóvel possuir a possibilidade de utilizar as duas tensões, não há diferença em relação ao consumo de energia ou ao desempenho do equipamento.

Outro aspecto que, às vezes, causa confusão, é o fato de algumas etiquetas exibirem a tensão de 127V ao invés de 110V. Essa é uma mudança que ocorreu com o tempo e que está relacionada com a modernização dos transformadores. Michele Rodrigues, professora da Fundação Educacional Inaciana, comenta que “para alimentar as residências, comércios e indústrias, essa tensão costuma ser reduzida. Para isso utilizamos os transformadores”. Assim, o tipo de construção do transformador determina se a ligação será de 110V — geralmente para transformadores mais antigos — ou de 127V. Dependendo do tipo de rede, há pequenas variações entre esses dois números, como 115 V e 120 V. Interessante, não?

FONTE: UOL. 110V ou 220V: Afinal, por que temos dois padrões no Brasil? Disponível em: UOL.