https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

3 filmes para assistir durante a quarentena

Publicado em 2 de abril de 2020

Nesse momento delicado que estamos vivendo com o COVID-19, em que o distanciamento social é necessário para conter a disseminação do vírus, é preciso encontrar novas formas para ocupar o tempo livre. Assim, trouxemos neste post a indicação de 3 filmes que, em seu enredo, abrangem a energia, seja ela elétrica, solar ou eólica. Confira abaixo nossas sugestões e comente se você já assistiu ou vai assistir a algum desses filmes.

O menino que descobriu o vento (2019)

Baseado em fatos reais e ambientado no Malawi, um dos países mais pobres da África, o filme apresenta a história de William que, aos 13 anos de idade, o garoto precisou abandonar a escola para ajudar os pais. Autodidata, o menino descobriu, por meio da leitura de livros, o funcionamento dos moinhos de vento. Assim, com materiais improvisados, William construiu dois moinhos de vento, que acionam uma bomba que captura água do poço. Dessa forma, por meio da inovação, foi possível irrigar a plantação que, sem os moinhos, seria perdida em decorrência da seca.

A batalha das correntes (2017)

Baseado em fatos reais e ambientado no final do século XIX, o filme abrange uma disputa entre Thomas Edison e George Westinghouse. Os pesquisadores discutiam sobre como deveria ser feita a distribuição da eletricidade. Edison faz uma campanha pela utilização da corrente contínua, enquanto Westinghouse, por sua vez, defende a corrente alternada. O episódio que deu origem ao filme ficou conhecido como A Guerra das Correntes. Na época, eles tentavam descobrir qual seria a melhor forma de popularizar a energia elétrica.

Catching the sun (2016)

É um documentário de Shalini Kantayya, que apresenta a crise climática e acompanha a história de trabalhadores americanos desempregados que buscam recolocação no mercado de energia solar em Richmond, na Califórnia. A saga dos trabalhadores se entrelaça não só com a história de um ativista, mas também com a de empresários chineses que buscam liderança mundial na direção de um futuro de energia limpa.