Gestão de energia: uma decisão estratégica
Publicado em 10 de julho de 2020
Na última terça-feira, foi divulgado o Relatório de Progresso Corporativo para Energia e Sustentabilidade 2020. A pesquisa é realizada pela Schneider Electric e analisa a forma como as organizações estão lidando com os desafios decorrentes da transformação digital e da transição energética. Segundo a Schneider, a gestão de energia é uma decisão crucial que integra as estratégias de sustentabilidade em um universo onde as ações podem ser acompanhadas em tempo real nas ferramentas digitais.
Em nota enviada para o Canal Energia, o vice-presidente de serviços globais de energia e sustentabilidade da Schneider Electric, Sr. Bill Brewer, afirma que “o gerenciamento de energia e recursos extrapolou a simples operacionalização do pagamento das contas de serviços públicos, e se tornou uma ferramenta estratégica para as organizações diminuírem seus riscos financeiros e de reputação”. Brewer comenta ainda que o cenário está em constante evolução e, para que as empresas permaneçam competitivas, é preciso que implementem estratégias que apresentem uma compreensão clara do caminho seguido pelo gerenciamento de energia. Para o estudo, foram entrevistados 256 profissionais globais da área de energia e de sustentabilidade, responsáveis pela supervisão de compras, operação e sustentabilidade. A GreenBiz Research conduziu a pesquisa e as empresas participantes representam 17 segmentos da indústria, com receita anual mínima de US $ 250 milhões.
Relatório 2020:
Algumas descobertas foram apontadas pelo relatório de 2020, sendo elas:
- Líderes empresariais estão reconhecendo o papel dos gerentes de energia em suas organizações;
- 87% dos entrevistados afirmam que a aquisição de energia tem aumentado em escopo e complexidade;
- 56% dos entrevistados empregam uma equipe dedicada ao gerenciamento de energia;
- 46,5% dos entrevistados observaram que o fornecimento estratégico de energia é uma das principais iniciativas para reduzir custos. Além disso, eles afirmam que a volatilidade do momento e dos preços é um de seus maiores desafios;
- 60% dos entrevistados consideram as energias renováveis como uma estratégia de compra para gerenciar a volatilidade nos próximos 3 anos;
- 30% dos entrevistados já implantaram ou estão implantando energias renováveis;
- Mais de 46% dos entrevistados sentem-se preparados para reagir à futuras inovações na gestão de energia;
- Para 84% dos entrevistados, o engajamento dos executivos tomadores de decisão é um fator relevante não só para a aprovação, mas também para o financiamento de novos programas de energia e sustentabilidade.
Menor complexidade
A enorme quantidade de dados de energia e sustentabilidade disponíveis pode ser difícil de monitorar e de gerenciar. No ano passado, mais empresas investiram em tecnologias digitais para reduzir essa complexidade. Na entrevista deste ano (2020), o dobro do número de participantes (37%) disse que utiliza dispositivos de IoT, tais como medidores, sensores e outros dispositivos inteligentes. Dessa forma, percebe-se que investir nessas tecnologias está causando um impacto positivo nas organizações, ou seja, 63% dos entrevistados que dispõem de soluções digitais relataram ter maior confiança em sua prontidão para inovações no gerenciamento de recursos.
Por meio da pesquisa, também é possível perceber que as estratégias de gerenciamento de energia e recursos estão evoluindo com base em novas tecnologias de mineração de dados. Assim, 48% dos entrevistados afirmam estar adaptando seus programas de gerenciamento de dados de energia ou sustentabilidade com base no crescimento de dispositivos conectados. 24% deles, por outro lado, comentam o mesmo sobre o crescimento da inteligência artificial. Embora 54% dos entrevistados tenham relatado que ainda estão gerenciando seus dados por meio de planilhas, os benefícios do investimento em soluções digitais são claros.
Outras estatísticas:
- A percepção do público é um fator determinante para o investimento em energia sustentável, iniciando pelo reforço de marca/reputação (50%). Além disso, a vantagem competitiva também foi mencionada por 47% dos entrevistados.
- 70% dos entrevistados deste ano relatam ter estabelecido metas de energia ou sustentabilidade, tendo-as anunciado publicamente.
- 75% dos entrevistados afirmam que aumentaram suas metas em relação às que haviam sido estabelecidas anteriormente.
- 30% dos CEOs que responderam à pesquisa indicaram concordar firmemente com a ideia de que a resposta de suas organizações às mudanças climáticas será vantajosa para os negócios.
FONTE:
CANAL ENERGIA. Gestão de energia ganha cada vez mais relevância na estratégia das empresas. Disponível em: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53139816/gestao-de-energia-ganha-cada-vez-mais-relevancia-na-estrategia-das-empresas