Consumo consciente de energia
Publicado em 15 de outubro de 2020
O consumo consciente não envolve somente a compra de bens materiais, mas também a utilização de insumos, como é o caso da energia elétrica. Assim, consumir energia de forma consciente é essencial para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a redução do impacto causado à natureza. Para ajudar você com essa tarefa, trouxemos algumas dicas para utilizar a energia de forma consciente:
– Se o aparelho celular já estiver com a carga completa, desligue o carregador da tomada. Se ficar conectado à tomada, o carregador seguirá consumindo energia.
– A Geladeira é um dos maiores consumidores residenciais, correspondendo a mais de 25% do consumo total de uma residência. Dessa forma, evite abrir o equipamento com frequência;
– Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso. O modo stand by aumenta o consumo de energia em 20%;
– Ao sair da sala, desligue o monitor do computador ou coloque o equipamento em modo de espera;
– O ar condicionado pode representar até 15% da sua fatura de energia e, portanto, é preciso utilizá-lo de forma consciente. Instale o aparelho em um ambiente com boa circulação de ar e, ao utilizá-lo, mantenha as portas e janelas fechadas. Lembre-se de trocar o filtro e, assim, evitar o acúmulo de sujeira, o que poderia impedir a livre circulação do ar. Por fim, lembre-se de desligar o aparelho quando estiver fora do ambiente.
– A iluminação corresponde a até 30% da sua fatura de energia. Para evitar custos desnecessários, aproveite a luz natural. Lembre-se de apagar a luz dos cômodos que não estão sendo utilizados. Prefira lâmpadas LED ou fluorescentes, que consomem menos energia e oferecem melhor iluminação.
FONTE:
CICLO ENERGIA. 10 atitudes para o consumo consciente de energia elétrica. Disponível em: Ciclo Vivo
CPFL. Dicas de consumo inteligente. Disponível em: CPFL