https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

Roraima: o estado brasileiro isolado energeticamente

Publicado em 1 de julho de 2021

Roraima: estado isolado energeticamente

Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Após a suspensão do fornecimento de energia elétrica que vinha da Venezuela pela Linha de Transmissão Guri, Roraima depende quase exclusivamente de termoelétricas a diesel para a geração de energia. Anteriormente, o estado era parcialmente abastecido, de forma parcial, pela energia exportada pela Venezuela desde 2001.

Especialistas da área dizem que, para resolver o problema de abastecimento, uma solução é a inserção de Roraima no SIN, o que possibilitaria a compra de energia de fontes renováveis. Para tanto, deve-se concluir a obra de construção do Linhão do Tucuruí. O Linhão interligará Boa Vista, em Roraima, a Manaus, no Amazonas.

De acordo com a Revista Oeste, o Diretor-Geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sr. André Pepitone, as obras para construção do Linhão de Tucuruí devem começar ainda em 2021, permitindo que Roraima receba energia do Sistema Interligado Nacional.

Em síntese, a obra deverá iniciar após a finalização do protocolo de consulta que tem sido realizado na comunidade indígena da reserva Waimiri-Atroari. A consulta precisou ser realizada porque as linhas de transmissão cruzarão 1220 quilômetros desse território.

Quer saber quais são as tendências para o mercado de energia no futuro? Acesse https://perfilenergia.com.br/quatro-tendencias-para-o-mercado-de-energia/

Para saber mais sobre o mercado livre de energia e as oportunidades de redução de consumo e dos custos com energia, entre em contato conosco e converse com a nossa equipe:

Telefone (54) 3025.1080

Whatsapp: (54) 98152.2524

perfilenergia@perfilenergia.com.br

Fonte:
MARANGONI, Afonso. Obra que vai interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacinal deve começar neste ano. Disponível em: Revista Oeste