Consumi mais energia do que contratei. E agora?
Publicado em 26 de julho de 2021
Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, o cliente deve contar com uma gestão de energia eficaz. Um risco que se corre, especialmente em momentos de instabilidade como o atual, é que a quantidade de energia consumida seja maior do que a de energia contratada.
Existem duas possibilidades para lidar com a situação:
1) Exposição na CCEE: nessa opção, a CCEE contabiliza as faltas de energia de acordo com o valor do PLD hora a hora. É preciso tomar cuidado, pois o consumidor estará exposto a penalidades por insuficiência de lastro de energia.
2) Mercado de Curto Prazo: outra opção é o consumidor adquirir a energia excedente no Mercado de Curto Prazo. Nesse caso, a energia será valorada com base no PLD médio mensal, adicionado de um spread (ágio) de operação, que é negociado entre as partes. As propostas desse tipo de negociação possuem validade curta.
É necessário considerar que toda a operação ocorre em um período curto, sendo preciso tomar a decisão de forma ágil e correta. Por isso, é muito importante uma gestão de energia eficaz, que viabilize a melhor opção para o cliente em tempo hábil.
Quer saber mais sobre gestão de energia e adesão ao Mercado Livre de Energia? Acesse: https://perfilenergia.com.br/a-importancia-da-gestao-de-energia-eletrica/