COP26: plano de redução de emissões
Publicado em 16 de novembro de 2021
No último sábado, 13 de novembro, durante a Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), foi assinado o Pacto Climático de Glasgow. 196 países participaram do evento e assinaram o acordo, comprometendo-se com medidas que buscam ajudar o planeta a ampliar as promessas de corte na emissão dos gases de efeito estufa.
Embora o acordo tenha levantado diversas questões, ele postergou a decisão sobre a forma como a transformação da economia será financiada pelos países mais pobres e vulneráveis. Foi a primeira vez que uma declaração proveniente de uma Convenção do Clima da ONU mencionou os combustíveis fósseis como um problema que deve ser combatido, prevendo a redução gradual do uso de energia proveniente dessas fontes.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o acordo ainda é considerado pouco ambicioso, se comparado à urgência na contenção do aquecimento global. Isso se deve ao fato de o texto final do encontro optar por reduzir, ao invés de eliminar, o consumo de carvão, que é considerado um dos principais emissores de gases de efeito estufa.
Entre os tópicos debatidos na COP26, encontram-se:
1) Energia limpa: aproximadamente 450 organizações financeiras concordaram em apoiar a tecnologia limpa, como a energia renovável;
2) Acordo de Carvão: mais de 40 países concordaram em abandonar o carvão.
Segundo o G1, os relatórios apresentados na COP26 mostram como os efeitos das mudanças climáticas afetam os países de forma desigual. Um exemplo disso são os países africanos que, embora sejam responsáveis por apenas 3% das emissões, gastam 10% do PIB anual com impactos climáticos. Assim, estima-se que, sem ajuda internacional, em 2050 as nações pobres poderão gastar 20% do PIB anualmente com impactos de eventos extremos.
Quer saber mais sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa? Acesse: https://perfilenergia.com.br/sustentabilidade/
FONTE:
MARTINS, Thereza. Final da COP26 deslancha acordo climático, mas fica aquém do desafio. Disponível em: Megawhat
MODELLI, Laís. COP26: relatório final decepcionou e deixou lacunas. Disponível em: G1