Segurança Energética e o Mercado Livre de Energia
Publicado em 18 de agosto de 2022
Podemos dizer que a segurança energética abrange um conjunto de medidas que têm por objetivo diminuir o risco de falta de energia, ou seja, reduzir a instabilidade resultante da dificuldade de acesso às fontes de energia.
Assim, podemos dizer que a segurança energética e a garantia na oferta de energia estão diretamente ligadas. Elas somam-se, ainda, à necessidade da oferta a preços baixos para o consumidor e à incorporação de fontes de energia limpa à matriz, oferecendo novas alternativas de abastecimento.
A segurança energética é um fator a ser esclarecido quando falamos no Mercado Livre de Energia. Muitas pessoas apresentam uma série de histórias para apavorar os outros quando falam no Ambiente de Contratação Livre (ACL) dizendo inclusive que, com a migração para o ACL, o contratante corre o risco de ter o fornecimento de energia interrompido.
É importante lembrar que não existe diferença na entrega física da energia no Mercado Livre ou no Mercado Cativo. O consumidor seguirá sendo atendido pela distribuidora, que é responsável pela qualidade no atendimento à sua unidade consumidora.
Dessa forma, podemos dizer que o risco de interrupção no fornecimento de energia para os consumidores do Ambiente de Contratação Livre é o mesmo do ambiente regulado. Dessa forma, ele ocorre somente em casos de inadimplência, falhas na rede ou blackouts.
Quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia? Entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.