Eficiência Energética: por um futuro mais sustentável
Publicado em 25 de janeiro de 2024
A crise climática inflou ainda mais o debate em torno da eficiência energética, tida como uma discussão urgente e necessária em todo o planeta. Paralelo a isso, cada vez mais as empresas têm se preocupado em buscar alternativas para investir em sustentabilidade, o que está diretamente conectado à eficiência energética. O assunto não é novo: o tópico eficiência energética foi muito fomentado nos anos 1970, por causa da crise do petróleo. E nos últimos anos esse tema tem dominado rodas de conversa e muitas reuniões entre representantes de diversos segmentos.
Pensar em eficiência energética é se preocupar com o futuro. Afinal de contas, essa pauta diz respeito à busca de soluções para reduzir o gasto de energia e, em paralelo, não perder em produtividade. É nesse quesito que entram pontos como a substituição de lâmpadas comuns pelas de LED e outras alternativas, como a busca por equipamentos que utilizam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil. Para se ter uma ideia de como medidas simples podem gerar grandes impactos, as lâmpadas de LED consomem até 90% menos energia do que as incandescentes. Outra possibilidade é o uso correto de sistemas de ar comprimido, no caso das indústrias. Há diversos caminhos a serem explorados, de acordo com o segmento de cada empresa.
Investir em eficiência energética é um caminho para pensar no futuro e gerar ganhos econômicos, ambientais e sociais. Outro aspecto fundamental é que, ao otimizar processos e ampliar a eficiência e assim reduzir despesas com energia, a empresa aumenta a competitividade no mercado.
E se eficiência energética é pauta do presente para pensar no futuro, vale lembrar que ela está diretamente conectada à adoção de medidas ambientalmente responsáveis, ou seja, que contribuam para um meio ambiente saudável para os próximos anos.
A pauta é extensa, mas a equipe da Perfil Energia tem conhecimento técnico para orientar a sua empresa. Contate-nos!