Eficiência energética: Perfil Energia desenvolve projeto modelo para instituições de ensino
Publicado em 28 de agosto de 2019
A Agência Internacional de Energia estima que pelo menos 1,8 trilhão de kWh (quilowatts-hora) gastos em iluminação poderiam ser economizados diariamente caso fossem aplicadas ações de eficiência energética, ou seja, práticas efetivas de economia e uso correto dos recursos disponíveis. A escassez de fontes de energia natural, aliada ao desperdício da energia elétrica, chama a atenção de governos, empresas e concessionárias para a necessidade de soluções rápidas, inteligentes e eficazes na geração de economia.
No Brasil, essa preocupação foi oficializada a partir do momento em que a Lei nº 13.280, de 3 de maio de 2016, passou a vigorar. Ela determina: 0,5% da receita operacional líquida anual das concessionárias de distribuição de energia elétrica deve ser destinada às ações de eficiência energética. Desde então, muitas ações foram colocadas em práticas, em um constante desafio voltado ao uso moderado e racional da energia elétrica. Atualmente, o principal programa desenvolvido no Brasil é o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE-ANEEL), executado por meio de chamadas públicas das concessionárias de energia de todo Brasil.
Perfil Energia, projetos de destaque
A Perfil Energia, maior empresa de gestão de energia independente do Sul do País, tem como premissa de seus negócios estar alinhada a ações e projetos voltados às boas práticas de gestão energética e ambiental – e oferecer soluções para isso. Nesse sentido, desenvolve e executa projetos de eficiência energética diretamente para seus clientes ou por meio do PEE-ANEEL. Recentemente, um desses projetos mereceu destaque no Catálogo Empresarial do CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), publicação on-line de referência em seu segmento.
O projeto de eficiência energética da Perfil Energia, destacado e publicado pelo Catálogo Crea-RS, foi concluído em junho de 2019 junto ao campus de Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), localizado no bairro Fátima. Contemplado no âmbito do PEE-ANEEL da CPFL, o projeto compreendeu a substituição de 60 lâmpadas do tipo vapor de sódio 250W e 400W por projetores com tecnologia LED 135W no estacionamento externo da instituição. A Perfil Energia foi responsável por todas as etapas do projeto, incluindo diagnóstico inicial, análise de viabilidade econômica, plano de medição e verificação, gestão e execução.
Projeto modelo para instituições de ensino
O projeto de eficiência energética aplicado pela Perfil Energia junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) resultou na economia considerável de gastos com iluminação, além da redução de despesas com manutenção dos equipamentos, pois a vida útil da tecnologia LED instalada na instituição de ensino é cerca de três vezes superior à tecnologia substituida. Os resultados inspiraram a replicação do projeto em outras instituições de ensino, pois a redução de custos com energia elétrica representa uma possibilidade real de incremento em investimentos no propósito principal dessas instituições, a educação. É motivo de orgulho para a Perfil Energia ser protagonista de ações tão importantes e eficazes como a desenvolvida no IFRS, principalmente pelo registro e reconhecimento publicados no Catálogo Crea-RS.
Expertise para cumprir e lei
A lei nacional 13.280/2016, já referida anteriormente, é uma ferramenta de grande valia para alavancar ações e parcerias público/privadas na busca do uso racional dos nossos recursos elétricos. No entanto, percebe-se ainda um longo caminho a ser trilhado, com muitas ideias a serem exploradas e desenvolvidas. Infelizmente, a escassez de projetos submetidos às chamadas públicas resulta na exploração ineficaz de todo o potencial dos recursos disponíveis.
Diante desse cenário, a Perfil Energia disponibiliza profissionais qualificados com certificação Certified Measurement and Verification Professional (CMVP) para a elaboração e execução de projetos de eficiência energética. Essa certificação permite que as medições dos resultados de economia de energia sigam rigorosamente as orientações do Protocolo Internacional de Medição e Verificação (IPMVP) exigidos pela ANEEL. Vale ressaltar que a Perfil Energia é uma ESCO, Empresa de Serviços de Energia associada à Abesco, com expertise para implantações de oportunidades de redução de custos. Estamos a postos em nome da eficiência energética e da preservação dos recursos naturais!