https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

Brasil consumiu 10,4% mais energia em abril do que no mesmo mês de 2023

Publicado em 28 de maio de 2024

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam que o Brasil finalizou o mês de abril de 2024 com consumo de 72.020 megawatts médios, 10,4% a mais do que no mesmo período do ano passado. Esse aumento, conforme a CCEE, é reflexo do calor elevado em parte do país, que leva ao uso de equipamentos como ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

O relatório da CCEE também aponta que o consumo aumentou mais no mercado regulado (14,1%), em que os consumidores menores compram sua energia das distribuidoras, do que no ambiente livre (4,7%) no qual o comprador pode escolher de quem quer adquirir sua energia e negociar condições de contratos. Isso se deve ao fato de que os consumidores do mercado regulado sofrem mais influência do clima, explica a CCEE.

Dentre 15 ramos de atividade monitorados pela CCEE, as maiores altas em abril foram identificadas na Câmara nos setores de Madeira, Papel e Celulose (15,6%), Manufaturados Diversos (13,2%) e Bebidas (11,5%). E os setores que apresentaram maior queda no consumo foram Indústria Têxtil (-3,6%), Telecomunicações (-1,2%) e Químicos (-1%).

A CCEE também identificou que todos os estados brasileiros apresentaram alta no consumo de eletricidade. E aqueles que se localizam em regiões que enfrentaram ondas de calor e menos ocorrência de chuva registraram índices maiores, como ocorreu no Acre (22,3%), no Amazonas (17,5%) e no Paraná (16,7%), que alcançaram os três maiores aumentos no país. O Rio Grande do Sul registrou aumento de 9,1%.

Entre as usinas hidrelétricas, a informação da CCEE é de que a produção foi de 54,6 mil megawatts médios entregues a mais para o Sistema Interligado Nacional (SIN), o que significa um avanço de 4,8% no comparativo anual.

A CCEE analisa os principais dados do setor no Brasil. As informações prestadas são do Boletim InfoMercado Quinzenal, produzido pela organização com o objetivo de antecipar as principais movimentações do mês anterior em relação ao setor elétrico.