Consulta Pública da Aneel: regulamentação para armazenamento de energia
Publicado em 27 de outubro de 2023
A regulamentação para o armazenamento de energia elétrica, com foco na operação do sistema sem restringir soluções tecnológicas, é uma discussão necessária e que tem sido amplificada. No final de outubro, uma consulta pública foi lançada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para buscar alternativas de soluções regulatórias para a inserção de sistemas de armazenamento, incluindo usinas reversíveis, no Setor Elétrico Brasileiro (SEB).
O objetivo é obter subsídios para aprimorar o relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre a regulamentação para o armazenamento de energia elétrica. No documento são elencadas alternativas de intervenções regulatórias para as soluções e escolhida a opção mais recomendada para cada uma. Além da transição para uma matriz mais limpa, essa discussão envolve a segurança da operação do sistema elétrico diante do aumento maciço de fontes renováveis, como eólica e solar, e de recursos energéticos distribuídos, como micro e mini geração de energia.
Sistemas de armazenamento são equipamentos capazes de acumular energia elétrica (proveniente de gerador ou da rede elétrica), para uso posterior, o que aumenta a confiabilidade e a flexibilização da operação. Conforme a Aneel, o armazenamento de energia oferece a vantagem de suprir possíveis intermitências e variabilidades diárias imprevisíveis que podem ocorrer na operação das fontes solar e eólica. Logo, esse sistema significa uma vantagem ao favorecer a expansão da geração e do consequente uso das fontes solar e eólica no país.
Ainda de acordo com a Aneel, é possível que o armazenamento contribua para reduzir e postergar os investimentos na expansão da Transmissão e Distribuição, já que a implantação de um sistema de armazenamento em um ponto estratégico da rede pode ser mais vantajosa economicamente do que a construção de novas linhas e instalação de novos transformadores.
A pesquisa está disponível na página de consultas públicas da Aneel até 18 de dezembro.
Fonte: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2023/consulta-publica-discutira-alternativas-para-insercao-dos-sistemas-de-armazenamento-no-setor-eletrico-brasileiro