Consumo Consciente de Energia
Publicado em 15 de outubro de 2022
Em 2009, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) definiu que o dia 15 de outubro seria considerado o Dia do Consumo Consciente.
A data foi criada com o objetivo de despertar a consciência sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando. Pode-se dizer, então, que ela nos faz perceber que o consumo consciente de energia elétrica é um hábito que pode proporcionar uma mudança positiva em nossas rotinas.
Assim, aproveitamos a oportunidade para compartilhar com você algumas dicas para reduzir o consumo e, consequentemente, economizar na fatura de energia:
- Sempre que possível, utilize a iluminação natural.
- Lembre-se de apagar a luz ao sair do cômodo.
- Utilize lâmpadas LED, que são mais econômicas e eficientes.
- Limpe e substitua o filtro dos eletrodomésticos da sua casa regularmente. Filtros sujos fazem o sistema trabalhar mais e, portanto, fazem com que o equipamento consuma mais energia.
- Evite abrir o forno elétrico enquanto o alimento estiver assando. Cada vez que você faz isso, a temperatura cai e o forno consome mais energia para reaquecer.
- Utilize a geladeira de forma consciente: evite guardar alimentos ainda quentes e abrir a porta da geladeira com frequência. Além disso, instale o equipamento longe do fogão, de fornos elétricos e das janelas. Dessa forma, você evita que a troca de calor ao abrir a geladeira seja maior do que o necessário.
Com algumas atitudes simples, podemos reduzir o consumo de energia e contribuir com o meio ambiente. Incrível, não?
FONTES: