Despacho de termelétricas em 2020 é similar ao ocorrido em 2018
Publicado em 26 de janeiro de 2021
A pandemia do Covid-19 fez de 2020 um ano atípico nos mais variados aspectos e impactou todos os setores, incluindo o elétrico. Apesar disso, para o setor elétrico foi um período muito parecido com o ano de 2018, no que se refere ao montante despachado por segurança energética (GFOM) e na participação dessa geração no total do despacho térmico.
Segundo o Canal Megawhat, em 2020 o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o despacho em dois momentos:
- No período de março a julho, para preservar os reservatórios do sul.
- A partir de 16 de outubro de 2020 e ainda em vigor, em nível máximo, buscando recuperar os principais reservatórios do Sul e do Sudeste/Centro-Oeste.
Assim, aproximadamente 548 MW médios de termelétricas foram despachados por segurança energética, o que representa 7% do despacho total ocorrido em 2020. Em 2018, por outro lado, 510 MW médios foram despachados, representando 5% do total daquele ano. Além disso, o mercado brasileiro também recorreu à importação de energia da Argentina e do Uruguai.
Nesse contexto, o CMSE estabelece um teto de 16,5 GW médios para o total de geração, incluindo a geração termelétrica das usinas despachadas e os montantes importados. Esse montante representa 5,7% da capacidade máxima de reservatório do Sistema Interligado Nacional (SIN). No final de 2020, o montante correspondeu a aproximadamente 4 GW médios (1,2% do SIN) em novembro e 5 GW médios (1,6% do SIN) em dezembro.
O grande despacho termelétrico traz impactos financeiros elevados para todos os consumidores do SIN. Para os consumidores do Ambiente de Contratação Livre (ALC), ele acarreta um expressivo aumento dos Encargos de Serviço de Sistema (ESS). Isso pode ser percebido nos valores cobrados desde outubro/2020, que serão apresentados na imagem a seguir:
Para informações precisas e quaisquer esclarecimentos, conte com a nossa equipe!
Fonte: Megawhat. Mesmo atípico, 2020 tem despacho de termelétricas semelhante a 2018. Disponível em: Megawhat