Eficiência energética e redução de consumo: motores elétricos
Publicado em 9 de dezembro de 2020
As altas tarifas de energia levam as empresas a buscar opções para economizar energia e, além disso, aperfeiçoar os processos. A realização de projetos de eficiência energética é um dos caminhos para reduzir custos e aumentar a competitividade.
Segundo a Eletrobrás, as indústrias consomem 42% da energia elétrica brasileira. Nesse contexto, os motores elétricos são responsáveis por quase 70% de toda a energia utilizada nos processos industriais. Somente no Brasil, estima-se a existência de mais de 20 milhões de motores elétricos trifásicos. Esses motores consomem, em média, 144 GWh por ano, o que equivale a 24,5% da produção nacional de energia elétrica. Pode-se dizer que a força motriz possui as melhores oportunidades de redução de consumo.
A Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN) comenta que a idade média do maquinário brasileiro é de 17 anos. Esse é um fator que deve ser levado em consideração pois, quanto mais antiga é a máquina, pior é o seu desempenho. Isso reflete na produtividade da indústria. Motores antigos, superdimensionados ou que passaram por muitos reparos podem ser considerados como os equipamentos que mais consomem energia na indústria.
Substituir motores antigos por motores de maior rendimento pode levar a uma economia média de 9,3%. Além disso, a substituição dos motores também contribui com a diminuição da emissão de CO2. De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), substituir motores elétricos em operação tem potencial para gerar 23.640 GWh de energia conservada. Esse é um dos fatores que torna as ações de eficiência energética tão relevantes. Por meio dessas ações, o crescimento econômico é incentivado e a competitividade da empresa aumenta.
Investir em eficiência energética elétrica é investir no futuro da sua empresa. Além de reduzir custos, é uma ação de sustentabilidade que valoriza a imagem de sua instituição.
FONTE:
WEG. Uso Eficiente da Energia Elétrica: motores elétricos, inversores de frequência e geração solar. Disponível em: Weg
WEG. Eficiência energética para pequenos negócios. Disponível em: WEG