Fontes alternativas reduzem a dependência das hidrelétricas
Publicado em 16 de fevereiro de 2023
Nosso Consultor de Negócios, José Emílio Steffen, publicou um artigo no portal da jornalista Silvana Toazza, falando sobre como o uso de fontes alternativas de energia reduz a dependência das hidrelétricas.
Em 2021, o cenário energético brasileiro foi bastante desafiador. No entanto, os índices de precipitação voltaram a aumentar no final de 2021 e ao longo de 2022, atingindo volumes mais do que suficientes para que, em 2023, estejamos em uma situação mais confortável. No fim de janeiro, os níveis médios dos reservatórios estavam em 73,1%. Apesar disso, as previsões demonstram que, em meados de março/abril, o fenômeno “La Niña” tende a enfraquecer, resultando em um volume de chuvas abaixo da média histórica no restante do ano.
Com o intuito de reduzir a dependência de geração hidrelétrica, o governo tem incentivado a construção de outras fontes de energia, uma vez que o Brasil é um país rico em recursos naturais que podem ser explorados, preservando as condições socioambientais.
Para acessar o texto completo, acesse: https://www.silvanatoazza.com.br/opiniao/detalhe/fontes-alternativas-reduzem-a-dependencia-das-hidreletricas