https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

Hidrogênio verde: energia limpa e de fácil armazenamento

Publicado em 4 de janeiro de 2024

Hidrogênio verde: energia limpa e de fácil armazenamento

O hidrogênio verde (H2V)  tem sido assunto recorrente quando se fala em diminuição da poluição e em energia renovável. Ele é produzido a partir da eletrólise da água, em processo sem emissão de carbono: é utilizada corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio das moléculas de água, adotando para isso energias limpas como solar, hídrica ou eólica.

Outra vantagem relevante desse combustível é a facilidade de armazenamento. Ele pode ser transportado em tanques levados em navios (o que é favorável para o Brasil, em função da costa marítima) e não por fios condutores pelo mar, como ocorre na Europa mas que gera custo elevado.

Além disso é importante destacar o rendimento: um litro de hidrogênio verde possui três vezes mais energia se comparado a um litro de gasolina. Ele pode ser utilizado para diversas finalidades, como aumentar a pressão em gasodutos, inclusive nos sistemas internos e em máquinas de processos fabris, bem como na geração de energia elétrica em larga escala e como combustível para automóveis.

Há um grande potencial a ser explorado no Brasil, que pode se tornar um grande produtor de hidrogênio verde em função de suas riquezas naturais. Com a popularização do consumo desse combustível, a tendência é de que o preço, que ainda é um dificultador, comece a baixar.

Já existem no país diversos projetos de hidrogênio verde em andamento. O grande desafio é ampliar o investimento no setor, com vistas a aumentar a produção e contribuir para reduzir as emissões de carbono. A nível de Rio Grande do Sul, Estado que é signatário do Acordo de Paris para reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e neutralizá-las até 2050, já foram destinados R$ 5 milhões para o Projeto Hidrogênio Verde, que tem como meta a redução do consumo de combustíveis fósseis.

Embora seja um assunto relativamente novo e ainda com pouco espaço no mercado, a Perfil Energia tem profissionais que podem orientar e informar.