Horário de ponta e o consumo no Mercado Livre de Energia
Publicado em 10 de maio de 2021
A adesão ao ambiente de contratação livre de energia traz inúmeras vantagens, que são:
- Redução dos custos com energia elétrica;
- Reajuste previamente definido em contrato;
- Desconto na tarifa de demanda da distribuidora;
- Não incidência de bandeira tarifária;
- Contribuição com o meio ambiente, uma vez que a empresa passa a consumir energia elétrica proveniente de matriz renovável.
Uma outra vantagem, não tão conhecida, é a ausência de diferenciação do preço da energia ativa consumida em horário de ponta ou fora de ponta. O preço acordado em contrato para o insumo energia elétrica é o mesmo para os dois horários. Isso faz com que o custo de energia em horário de ponta seja inferior para o cliente livre, se comparado ao custo de energia do cliente cativo nesse período.
Levando isso em consideração, é importante observar que há uma distinção da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) faturada pela concessionária local, que varia de acordo com o período de utilização.
Essa diferença altera o custo por MWh consumido em horário de ponta (das 18h às 21h), se comparado ao horário fora de ponta, sendo em média 50% mais barato trabalhar em horário fora de ponta.
Por fim, diante da característica de regime de trabalho de cada empresa e visando uma redução do custo médio com energia elétrica, é preciso realizar uma avaliação criteriosa dos turnos de trabalho e das implicações diretas de lead time de produção, da desmobilização da equipe de trabalho e de outras variáveis que incidem uma parada em horário de ponta.
Quer saber mais sobre o consumo no horário de ponta e descobrir como melhorar o custo de energia da sua empresa? Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe. Faremos uma análise dos turnos de trabalho e verificaremos a possibilidade de reduzir o custo com energia elétrica.
Texto por: Daniel Cardoso – Gerente Administrativo da Perfil Energia