keyboard_arrow_leftvoltar
Início do Inverno: dicas para reduzir os custos
Publicado em 21 de junho de 2023
O dia 21 de junho marca o início do inverno, trazendo o desafio de controlar as despesas com energia elétrica e, ainda assim, garantir conforto. Para ajudar a reduzir o custo, trouxemos algumas dicas:
- Fique atento durante o uso do chuveiro: procure não ultrapassar 10 minutos de banho e, se possível, dê preferência para fazer uso do chuveiro durante os períodos mais quentes do dia. Controlar o tempo de uso e a temperatura é fundamental para evitar gastos excessivos.
- Geladeira: como a temperatura externa está baixa, não é necessário utilizar a potência máxima da geladeira.
- Aproveite ao máximo o tempo de luz do dia: abra as janelas e as cortinas, fazendo uso da luz natural. A substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de tecnologia LED também contribui para a redução do consumo.
- Aquecedores: evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o somente enquanto estiver no ambiente.
- Ar-condicionado: dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente no qual ele será instalado. Mantenha portas e janelas fechadas quando ele estiver ligado e desligue-o quando sair do ambiente.
- Máquinas de lavar e secar roupas: procure utilizar a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar roupas. Em relação às secadoras, dê preferência para utilizá-las somente quando necessário.
- Atenção ao comprar novos eletrodomésticos: procure aparelhos com o Selo Procel com alta eficiência energética, optando por equipamentos com baixo consumo de energia.
- Stand-by: quando os eletrodomésticos permanecem em modo de espera (Stand By), eles seguem consumindo energia. Por isso, desligá-los da tomada após o uso contribui para a redução de consumo, evitando o desperdício de energia.
Ao evitar o desperdício de energia elétrica, você contribui com a sustentabilidade do planeta e a preservação de recursos naturais. Além disso, você ainda reduz o valor da fatura de energia.
Faça sua parte! Ao adotar hábitos simples e fazer pequenas mudanças no seu dia a dia, você pode transformar o mundo.