https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

Medidores inteligentes: um caminho para a indústria 4.0

Publicado em 20 de abril de 2021

medidores inteligentes e indústria 4.0

A Indústria 4.0 é um movimento universal em que ocorre a transformação das empresas por meio de novas tecnologias e que tem a
gestão energética como um de seus principais pilares.

O setor industrial consome 40% da energia gerada no país. Os motores elétricos são responsáveis pelo consumo de 68% da energia elétrica das fábricas e, quando não eficientes, tornam-se os grandes vilões do desperdício.

Segundo a consultoria McKinsey, nas fábricas inteligentes a redução do consumo pode chegar a até 20%. Além disso, pode ocorrer uma redução de até 40% nos custos de manutenção e um aumento de até 25% na produtividade do trabalho. Algumas ações já podem ser adotadas pelos gestores para uma migração gradativa para a indústria 4.0. Uma delas é o investimento em novas tecnologias.

Uma das frentes de atuação da indústria 4.0 é o monitoramento, uma atividade na qual medidores interpretam grandezas físicas, monitorando as variáveis relacionadas à energia. A análise das informações coletadas pelos sensores pode ser utilizada para a realização de uma gestão de energia adequada.

A Perfil Energia possui uma das soluções com melhor custo-benefício disponíveis à venda no Brasil e pode auxiliar a sua empresa a descobrir o consumo exato de determinado equipamento ou setor. Além disso, é possível acessar todas as informações de medição pelo seu celular ou computador.

Os medidores inteligentes comercializados exclusivamente pela Perfil Energia podem ser configurados para enviar os dados automaticamente para um servidor na nuvem. Ao se conectar à plataforma web, é possível consultar seus dados, realizar análises, configurar o perfil de utilizador, consultar a emissão de alertas e relatórios periódicos para técnicos e gestores, entre outros.

A gestão da energia é um dos caminhos para a Indústria 4.0 e o ingresso nesse novo processo trará diversos benefícios para as empresas e, consequentemente, para o meio ambiente, resultando em processos produtivos mais sustentáveis e com melhor custo-benefício.

FONTE:
WEG. Indústria 4.0 pode mudar o cenário do consumo de energia no
Brasil. Disponível em: WEG