Multas na fatura de energia
Publicado em 5 de agosto de 2021
A tarifa de energia representa uma parte expressiva da estrutura de custos das empresas e, por isso, evitar cobranças desnecessárias é fundamental. Grande parte dos consumidores não entende tudo o que é representado na fatura de energia e, muitas vezes, a cobrança de multa por ultrapassagem de demanda ou por energia reativa excedente passa despercebida.
No primeiro caso, a concessionária cobra a multa quando a demanda utilizada é maior do que o contrato existente e a tarifa da ultrapassagem equivale a duas vezes o valor da demanda. É importante prestar atenção à fatura de energia, analisando se os valores medidos estão de acordo com a demanda contratada, para evitar uma possível multa. A tolerância para
ultrapassagem de demanda é de 5%.
Acompanhar somente a demanda, no entanto, não é suficiente, uma vez que podem ocorrer multas por energia reativa excedente. A energia reativa, é aquela que não produz trabalho, ou seja, aquela que circula entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada. Ela desempenha um papel importante na produção de fluxo magnético mas, em excesso, pode prejudicar o sistema elétrico. Quanto maior a energia reativa, menor é o fator de potência. A Resolução Normativa Nº 414 da ANEEL prevê que consumidores do grupo A (industriais e comerciais) sejam taxados caso apresentem um fator de potência abaixo de 0,92. Os consumidores residenciais (tipo B) também estão sujeitos à multa, embora a medição de fator de potência ocorra de forma facultativa. As cobranças relacionadas à energia reativa excedente aparecem na conta de energia.
Com o suporte de uma empresa da área de gestão de energia, as multas podem ser evitadas, já que essas variáveis serão controladas, não gerando custos extras na fatura de energia. Os reativos e as ultrapassagens podem ocorrer quando não há um entendimento ou um bom acompanhamento na empresa, sendo necessária a intervenção de alguém com maior domínio do assunto. Para não receber mais multas, o consumidor precisará realizar algumas adequações físicas (como a instalação de um banco de capacitores no caso dos reativos) ou no contrato (no caso das ultrapassagens de demanda). No entanto, sem o acompanhamento de especialistas no assunto, pode ser mais difícil saber qual é a melhor forma de resolver a situação.
Para saber mais sobre como evitar a cobrança de multas e reduzir os custos com a fatura de energia, entre em contato conosco e converse com a nossa equipe.
Quer saber mais sobre energia reativa excedente? Acesse: https://perfilenergia.com.br/energia-reativa-excedente/
perfilenergia@perfilenergia.com.br | 54 3025.1080