https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

Quatro tendências para o mercado de energia

Publicado em 2 de fevereiro de 2021

Tendências do mercado de energia

No último mês de janeiro, a Statkraft lançou a quinta edição do relatório internacional “Statkraft Baixas Emissões – Cenário 2020”. Nesta edição, a empresa destaca as tendências no mercado global de energia, considerando-se uma transição energética até 2050. O relatório apresenta quatro tendências para o mercado de energia, que são:

1. Descarbonização e queda dos custos de geração de energia renovável:

O estudo prevê que os custos para novos empreendimentos de energia solar e eólica irão reduzir ao ponto de superar as usinas de carvão e gás já construídas. Em alguns países, instalar e energia renovável é mais em conta do que construir novas capacidades. Assim, é possível dizer que, aos poucos, os combustíveis fósseis estão sendo superados pelas energias renováveis. Diversos sistemas de energia ao redor do mundo estão sendo descarbonizados. É o que ocorre na Noruega, que possui um sistema de energia livre de emissões, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em termos globais, espera-se um crescimento considerável da capacidade solar fotovoltaica. Dessa forma, estima-se que, em 2050, a capacidade de geração solar fotovoltaica será 25 vezes maior do que a atual.

2. Redução das emissões por meio da eletrificação direta de transportes, edifícios e indústria

A diminuição do custo da geração de energia renovável, somada à redução do custo das baterias, faz com que a eletrificação direta de transportes, edifícios e indústria se torne cada vez mais atraente. Assim, o estudo prevê que, em um cenário de baixas emissões, em 2050 a eletricidade irá cobrir 43% da demanda global de energia. Com a redução de custos da geração de energia renovável, em muitos casos a eletrificação será a medida climática mais em conta.

3. Descarbonização por meio da utilização de hidrogênio verde e amônia

Em  virtude da redução de custos de energia renovável e da eletrólise, a descarbonização por meio da utilização de hidrogênio verde e amônia será uma opção atraente para as áreas que são difíceis de eletrificar diretamente. Segundo o estudo, conforme o custo da eletricidade diminui, o hidrogênio da eletrólise deve se tornar cada vez mais competitivo, quando comparado às alternativas fósseis disponíveis nas áreas onde a eletrificação direta é um desafio.

4. Interação entre os setores

O crescimento da interação entre os setores de energia, por meio de soluções inteligentes, dá mais flexibilidade ao sistema de energia e, assim, possibilita uma participação de energia renovável variável maior. Em um sentido mais amplo, a interação setorial se refere à forma como os setores com alto consumo de energia estão mais intimamente ligados ao setor elétrico.

Para ler o relatório na íntegra, acesse: Statkraft

Atuamos há 18 anos no mercado de energia e temos a expertise necessária para realizar a gestão da energia elétrica de empresas de diversificados setores econômicos. Estamos na vanguarda do setor de energia elétrica e acompanhamos todas as notícias e alterações do mercado de energia. Quer saber mais sobre gestão de energia? Entre em contato conosco pelo telefone 54 3025.1080 ou pelo e-mail perfilenergia@perfilenergia.com.br

FONTE:

PROCEL. Estudo aponta quatro tendências para o mercado energético nos próximos 30 anos. Disponível: PROCEL