https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

Você sabia que o resíduo plástico pode ser utilizado no processo de reciclagem energética?

Publicado em 16 de abril de 2020

            A reciclagem energética é uma tecnologia que transforma resíduos em energia elétrica e/ou energia térmica, sendo um processo amplamente utilizado em diversos países. No Japão, 62% do resíduo gerado vira energia. Na Suíça, em contrapartida, a reciclagem energética corresponde a 59%. Na França, por fim, 37% dos resíduos são utilizados para gerar energia. Segundo Ratier (2018), se o resíduo com bom potencial energético for corretamente separado, o material descartado de uma cidade como São Paulo poderia gerar energia suficiente para abastecer 400 mil casas.

Após a triagem dos resíduos, na qual são retirados os elementos que podem ser reciclados mecanicamente e transformados em novos produtos, o resíduo é encaminhado para a reciclagem energética. Então, os resíduos são queimados em um incinerador, cuja temperatura atinge 1.100ºC, e os gases quentes são aspirados por uma caldeira de recuperação, onde é produzido o vapor que, posteriormente, aciona o gerador de energia. Assim, ao final da queima, 10% do resíduo utilizado permanece em estado sólido, na forma de cinzas, e precisa ser descartado. Se o material for tóxico, é descartado em aterros que evitem a contaminação do meio ambiente. Se, por outro lado, for atóxico, o resíduo é utilizado como substituto da terra na compactação do solo das ruas e estradas que serão asfaltadas.

O plástico é fundamental no processo de reciclagem energética. Um quilo de plástico tem o poder calorífico equivalente ao de um litro de óleo diesel. Por fim, a sobra de toda a queima, em torno de 8% do volume queimado, é reutilizada na fabricação de material de construção, como telhas e tijolos. Mais de 30 países empregam a reciclagem energética em larga escala. A União Europeia conta com 420 usinas. Nos Estados Unidos, no entanto, 2,3 milhões de residências são abastecidas com a energia de 98 usinas de reciclagem energética.

FONTE:

RATIER, Rodrigo. Dá pra transformar lixo em energia? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/da-para-transformar-lixo-em-energia/