Sustentabilidade e Gestão Energética
Publicado em 28 de setembro de 2023
A compra de energia de fontes renováveis (biomassa, solar, eólica e pequenas centrais hidrelétricas) garante que a sua empresa utilize energia limpa e, a partir disso, você reduz a emissão de CO2 na atmosfera e passa a contribuir com a sustentabilidade e a preservação do planeta. Incrível, não é mesmo?
Além de agir de forma mais sustentável, você também reduz custos e pode otimizar o uso de energia do processo produtivo, o que não só contribui para a conquista da certificação ISO 50.001 (gestão energética), mas também aumenta a competitividade da sua empresa no mercado.
A ISO 50.001 tem por objetivo permitir que as empresas desenvolvam os sistemas e os processos necessários para melhorar o desempenho energético. Por meio da implantação da norma, busca-se reduzir as emissões de gases de efeito estufa na natureza e outros impactos ambientais relacionados à energia.
A norma pode ser aplicada a empresas de todos os tamanhos independente de suas condições geográficas, culturais e sociais. Além disso, a norma tem por base o modelo de sistema de gestão de melhoria contínua, que também é utilizado para a ISO 9.001, por exemplo. Entre as exigências da ISO 50.001, encontram-se:
– Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia;
– Usar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
– Melhorar continuamente a gestão de energia;
– Medir os resultados.
Embora a ISO 50.001 não seja obrigatória e dependa do comprometimento de toda a organização, sua implantação pode trazer inúmeros benefícios, entre eles: visão estratégica e identificação de oportunidades de melhoria; maior compromisso com a sustentabilidade; maior controle e padronização das informações, maior motivação dos colaboradores e desenvolvimento de uma imagem mais positiva, o que amplia o nível de confiança de parceiros e clientes.
Quer saber mais sobre gestão estratégica de energia e a ISO 50.001? Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.
FONTE: ABESCO. http://www.abesco.com.br/pt/iso-50001-gestao-de-energia/