https://perfilenergia.com.br/lp/

keyboard_arrow_leftvoltar

Usinas solares mais criativas do mundo

Publicado em 22 de julho de 2020

Você sabia que, no caso das fazendas ou parques solares os painéis solares não são instalados no telhado de um imóvel? Nesse caso, os empreendimentos compreendem um sistema fotovoltaico de grande porte que, na maioria das vezes, é construído sobre o solo. Assim, essas usinas possuem centenas de placas fotovoltaicas que ocupam diversos quilômetros quadrados de extensão, o que resulta em uma produção em larga escala de energia elétrica.

Nas usinas solares podem ser utilizados dois tipos de painéis fotovoltaicos: fixos ou apoiados em estruturas que se movimentam de acordo com o sol (Solar-Tracker). Diversos parques solares foram construídos ao redor do mundo e alguns deles, além de sustentáveis, possuem layouts muito criativos. Confira a seguir algumas das usinas mais criativas do mundo:

Les Mées

É a maior usina francesa. Localizada na região de La Colle des Mées, na França, a usina cobre uma área de 200 hectares e recebe uma irradiação solar de 1.550 kWh, o que resulta em um rendimento de energia de 10 a 15% acima da média. Os painéis foram instalados sem fundações de concreto, de modo que a grama não fosse danificada. O parque solar conta com 112.000 módulos fotovoltaicos e gera 100MW de energia, o suficiente para abastecer 12.000 casas francesas.

Central Solar Datong

Localizada na província de Shanxi, na China, tem capacidade instalada de 100MW, sendo que 50 deles já foram conectados à rede. A ideia para a construção da usina surgiu em 2015 quando, com o intuito de despertar o interesse dos jovens pela energia renovável, Ada Li Yan-Tung, de 15 anos, teve a ideia de construir uma grande fazenda solar que parecesse com um urso panda, símbolo nacional da China. Um ano depois, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e a Panda Energy Group se uniram para transformar a ideia de Ada em realidade. Em sua capacidade total, a usina poderá oferecer 3,2 bilhões de kWh de energia verde em 25 anos e, agora, as empresas se unem ao governo chinês em uma missão para construir mais 99 usinas similares a essa em toda a China.

Kyocera Floating Solar Plant

Localizada na represa de Yakamura, em Ichihara, no Japão, é a maior usina solar flutuante do mundo. Sua área de superfície é de aproximadamente 18 hectares e conta com 50.904 módulos solares da Kyocera para gerar uma estimativa de 16.170 MWh por ano. Essa eletricidade é suficiente para alimentar aproximadamente 4.970 residências japonesas típicas.

Fazenda solar da Disney

Em 2018, a Disney inaugurou uma usina com 500 mil painéis solares, com potência para produzir 50 MW de energia, o que é suficiente para atender à demanda anual de energia de dois dos quatro parques localizados na Flórida. A usina possui o formato da cabeça do personagem Mickey Mouse, e está distribuída em uma área de 28 mil hectares no Animal Kingdom, podendo reduzir a emissão na atmosfera de 57 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

FONTE:

ENGEGRID. 11 usinas solares incríveis espalhadas pelo mundo. Disponível em: https://engegrid.com.br/blog/11-usinas-solares-incriveis-espalhadas-pelo-mundo/

CONEXÃO PLANETA. Disney constrói usina solar gigantesca para reduzir emissões em 50% até 2020. Disponível em: http://conexaoplaneta.com.br/blog/disney-constroi-usina-solar-gigantesca-para-reduzir-emissoes-em-50-ate-2020/

GARFIELD, Leanna. China plans to build $ 3 billion-worth of solar farms shaped like giant pandas. Disponível em: https://www.businessinsider.com/china-panda-shaped-solar-energy-farms-project-2018-6